Palavra da editora

A revista Novo Solo tem buscado, por meio de suas matérias, apresentar e discutir os temas mais pertinentes relacionados ao uso dos Remineralizadores de Solo e de Fertilizantes Naturais. Nesta edição, a Revista dedica-se a aprofundar o debate sobre o uso desses insumos, dando especial atenção à cadeia produtiva mineral que os origina.

Para tanto, a Novo Solo apresenta o ponto de vista do presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, que aborda, entre outros temas, o papel dos REM em um cenário de crescente escassez e altos preços dos fertilizantes em nível global. Segundo ele, existe uma expectativa de que a cadeia dos REM e FN cresça cada vez mais com o desenvolvimento de pesquisas e novas aplicações, principalmente com a ampliação dos estudos sobre coprodutos da mineração.

Para reforçar esse ponto, o artigo intitulado “A promoção da economia circular por meio do aproveitamento de subprodutos gerados pela produção mineral como potenciais remineralizadores” destaca o imenso potencial do país para ampliar o número de empresas produtoras de REM. A partir de um levantamento dos processos ativos na Agência Nacional de Mineração (ANM), o estudo identificou requerimentos que prospectam ou exploram rochas com as mesmas características de produtos já registrados como REM no Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), demonstrando que as metas estabelecidas pelo Plano Nacional

de Fertilizantes (PNF) para a produção de Remineralizadores de Solo podem ser alcançadas, e até superadas, no curto e médio prazo, com materiais aptos na maioria das regiões brasileiras.

Relacionado a esse tópico, a edição aborda o processo de produção e comercialização do segundo produto registrado como REM no Brasil, pela Mineração Santa Terezinha LTDA – Mistel. Ao incorporar novas rotas de desenvolvimento tecnológico e pesquisas, a empresa informou que foi possível a otimização das áreas mineradas, favorecendo novas cadeias produtivas, empregos e renda, além da conservação ambiental (descarbonização).

A presente edição traz ainda a visão do geólogo Enir Mendes, um dos maiores incentivadores das políticas públicas relacionadas aos REM no âmbito do governo federal. Enir aposentou-se recentemente, mas deixou seu legado para o setor. Ele destaca que, apesar dos grandes avanços, são necessárias ações urgentes relacionadas à simplificação dos requerimentos de pesquisa mineral na ANM, com base na classificação de rochas, minérios e minerais com potencial de remineralização para uso na agricultura.

O caso de sucesso no campo apresenta a emocionante história de D. Iraci Lara e seu companheiro João Lima, agricultores familiares assentados pelo programa de reforma agrária do Incra. Para D. Iraci, os remineralizadores são o “remédio da terra”. Esta matéria reafirma que a Novo Solo considera que todos os perfis de agricultores e usuários dos REM importam, sejam eles empresariais ou familiares. A construção de um novo paradigma que considere a sinergia entre produção e sustentabilidade, em todas as suas dimensões, é uma tarefa coletiva.

A revista destaca o grande sucesso de público e dos temas debatidos ao longo de três dias, no V CBR, realizado em Piracicaba (SP), e publica a redação vencedora do concurso sobre o tema central do Congresso. Também aborda a importante participação da ABREFEN na Climate Week 2025, realizada recentemente nos Estados Unidos, em paralelo à Assembleia Geral da ONU, e destacou o papel do Brasil não apenas como um fornecedor de soluções naturais, mas também como articulador de políticas climáticas inovadoras. Merece destaque, ainda, a coluna de William Freire, que trata da regulamentação dos REM, no âmbito da ANM.

Por fim, mas igualmente importante, a Novo Solo realça a participação da ABREFEN na Exposibram 2025, que ocorrerá em Salvador (BA) e será mais um espaço de negócios para que a Associação mostre o protagonismo dos Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais como soluções da agricultura tropical. Uma das ações para divulgar o setor e as conquistas obtidas até aqui será a distribuição gratuita desta 9ª edição impressa da Revista Novo Solo ao público do Evento.

Boa leitura!

Suzi Maria de Cordova Huff Theodoro

Compartilhe:

Seções

plugins premium WordPress