Iniciativa pioneira da UFG capacita profissionais para REM e bioinsumos

A Universidade Federal de Goiás oferece, desde 2022, a disciplina “Tópicos em Ciências Ambientais: Bioinsumos e Remineralizadores – Modelo Agroambiental Sustentável”, dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás (CIAMB/UFG). Sob a coordenação da professora Eliana Brasil, também coordenadora do Programa UFG NucliSolos AgroAmbiental, a disciplina tem como objetivo principal fomentar o conhecimento técnico e científico sobre Remineralizadores de Solo (REM) e bioinsumos, capacitando discentes e profissionais da área por meio de um processo de ensino-aprendizagem proativo e interativo.

A iniciativa de criação da disciplina surgiu a partir de uma demanda identificada pelo presidente do Conselho Técnico da ABREFEN, Éder Martins, para a premente necessidade de qualificação e capacitação profissional em REM e agroecologia, áreas de crescente importância para o futuro da agricultura.

Para a coordenadora da disciplina, o grande desafio é fortalecer a sinergia entre profissionais de diversas áreas, visando impulsionar a agricultura regenerativa e consolidar um modelo agroambiental sustentável. “Acreditamos que a pesquisa científica, aliada à comprovação da eficiência agronômica dos remineralizadores e bioinsumos, deve envolver toda a sociedade brasileira. Dessa forma, a educação e a disseminação de conhecimento podem transformar o Brasil em protagonista na produção e exportação de insumos sustentáveis, garantindo a oferta de alimentos nutracêuticos e segurança alimentar para a população”, defende a professora Eliana Brasil.

Pioneirismo – O Estado de Goiás tem se destacado pelo seu pioneirismo em REM e bioinsumos, impulsionado pelo Centro de Excelência em Bioinsumos de Goiás (CEBIO) e pelo Programa Goiano de Remineralizadores (PROREM). Esse avanço significativo contribui para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da região, fomentando pesquisas inovadoras e a difusão tecnológica de soluções sustentáveis para a agricultura, que consequentemente incentivam a produção e oferta de REM para o mercado.

As parcerias do PROREM-GO têm o objetivo de fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento de Remineralizadores de Solo por meio da estruturação de um Centro de Excelência Goiano de Remineralizadores. Esse centro pretende disponibilizar alternativas sustentáveis para o incremento da fertilidade do solo e da sua qualidade em termos de atributos físico-químicos e biológicos, promovendo uma nutrição eficiente e sustentável para as plantas. O foco está na consolidação das bases da agricultura regenerativa, reduzindo o passivo ambiental e a dependência internacional de Goiás e do Brasil em insumos agrícolas.

Os interessados em participar da disciplina podem acessar o site do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (CIAMB/UFG) [https://ciamb.prpg.ufg.br/] para obter informações detalhadas sobre os procedimentos de matrícula.

As vagas são limitadas e estão disponíveis para alunos de qualquer Programa de Pós-Graduação do Brasil que atuem nas áreas de bioinsumos, remineralizadores e agroambiental.

Compartilhe:

Seções

plugins premium WordPress