Brasil se destaca na COP29 e avança na agenda climática global, com foco na COP30

Em novembro passado, foi realizada, no Azerbaijão, a 29ª Conferência do Clima da ONU. O encontro, que contou com a participação de quase 200 países, abordou diversos temas cruciais para o futuro do planeta, com destaque para o financiamento climático, adaptação às mudanças em decorrência do clima, transição e transferência de tecnologia para os desafios enfrentados pelos países.

O Brasil se destacou no evento ao apresentar um pacote robusto de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), em preparação para a COP30 que será realizada no país. Durante a edição em Baku, o Brasil reafirmou seu compromisso com o Acordo de Paris e a busca por soluções para a crise climática, como a redução de emissões de até 67% até 2035, a descarbonização da economia e o alinhamento com o objetivo de redução de 1,5ºC na temperatura, metas incluídas no Plano Clima, documento que guiará as ações brasileiras de mitigação e adaptação.

A COP30, que acontecerá em Belém (PA) este ano, será um momento crucial para o aprofundamento do debate sobre a agenda climática global. O Brasil terá a oportunidade de liderar a discussão sobre a implementação de medidas de peso abrangendo tecnologias inovadoras, energias renováveis e agricultura de baixo carbono, com protagonismo de suas instituições, profissionais e o setor privado.

Uma das tecnologias, com grande potencial, que deve ser debatida e escalada, é o sequestro de carbono através do Intemperismo Aprimorado de Rochas (ERW – Enhanced Rock Weathering), a partir do uso de remineralizadores de solo na agricultura. O Brasil se beneficia por ter legislação favorável, clima tropical que acelera o intemperismo de rochas e uma forte vocação agrícola, criando um cenário ideal para a implementação dessa tecnologia. A aplicação em larga escala do ERW pode contribuir significativamente para o cumprimento das metas climáticas brasileiras, ao mesmo tempo em que melhora a saúde do solo e a produtividade agrícola.

A 30ª edição da COP será realizada no período de 10 a 21 de novembro de 2025 e são esperados mais de 40 mil visitantes de vários países do mundo.

Compartilhe:

Seções

plugins premium WordPress